segunda-feira, 16 de outubro de 2017

EM MEMÓRIA DE TODOS NÓS!

Gostava que o meu regresso a este cantinho, após ausência prolongada, fosse por outras razões, mas infelizmente não é :(

O inferno que se vive neste país já ultrapassou TUDO o que a minha capacidade de compreensão pode alcançar!

Não é a primeira vez que Portugal atinge secas extremas e semelhante a esta, dizem os registos, foi na década de 40 mas não há registos de uma calamidade desta dimensão! 

Quando as calamidades são provocadas pelas forças da natureza, nada podemos fazer e temos de resignarmos-nos a ela, mas quando estas são provocadas pela GANÂNCIA e MALDADE do ser humano aí o caso já muda de figura e não podemos ficar impávidos e serenos perante tamanha tragédia! Os GRANDES CULPADOS (que são muitos) têm de ser PUNIDOS SEVERAMENTE!

São, já mais de 90, as vidas que se perderam nos incêndios deste ano e o número tende a crescer! 
São, milhares e milhares de hectares de floresta ardida!
São, aos milhares, os animais que pereceram (domésticos e selvagens)! 
São, aos milhões, os prejuízos de famílias e empresas!

Para além destes, são ainda as grandes consequências de saúde pública que iremos ter no futuro: o dióxido e monóxido de carbono respirado por todos que estão expostos aos incêndios que trarão grandes sequelas a curto e sobretudo a longo prazo.

Os lençóis freáticos e as barragens, que nos abastecem de água a todos, que ficarão completamente contaminados logo que as primeiras chuvas comecem a cair e para completar, a falta de oxigénio, imprescindível à nossa saúde, que era produzido pelas florestas que deixaram de existir!

Os custos, de tudo isto, vai sair dos nossos bolsos e não vão ser nada amigáveis na hora de cobrar a factura! Seja da água, porque purificá-la, vai sair muito caro; seja da electricidade, porque repor todas as estruturas de energia eléctrica saí caro; seja a alimentação - porque os produtores não só já tiveram prejuízos com a seca extrema como também foram muitos os que perderam as produções pelos incêndios, já para não falar nos lacticínios, carne etc e tudo o que se importa a factura é paga por todos nós - sobretudo a factura da falta de saúde porque essa não há dinheiro que a pague!

Pelo nosso FUTURO e das gerações vindouras, NÃO PODEMOS PERMITIR que calamidades destas continuem a acontecer e temos EXIGIR MEDIDAS a começar pela punição severa dos cérebros TERRORISTAS que desencadearam esta tragédia e todos nós sabemos, que quem está por trás disto não são aqueles que vão para o terreno atear o fogo, esses apenas o fazem por meia dúzia de tostões para sustentar vícios!

BASTA de sacudirmos a água do capote porque isto diz respeito a todos nós e enquanto DEIXARMOS que os discursos políticos fiquem por isso mesmo, então a maior culpa destas tragédias passam a ser de TODOS NÓS!


Deixo as minhas maiores condolências a todos aqueles que perderam os seus ente-queridos nesta calamidade!

Imagem retirada do google

4 comentários:

  1. Completamente de acordo.

    Neste caso, se queremos perceber alguma coisa, e uma vez que a maioria dos incêndios teve mão criminosa (senão todos...), há que procurar quem tem alguma coisa a ganhar com isto. E a primeiríssima coisa a fazer é retirar todas as hipóteses de alguém lucrar com estas catástrofes.
    Por exemplo, não permitir que areas florestais ardidas possam vir a ser reconvertidas em áreas urbanas, equipar a força aerea para este tipo de contingências e acabar com contratos a entidades externas, voltar a ter um corpo de guardas florestais, etc...
    Estes são só alguns exemplos, muitos mais haverão, de certeza, mas creio que este tipo de medidas seria aplaudido pela larga maioria da população.
    Mas terá que ser a larga maioria da população a exigir que estas medidas sejam tomadas para o bem comum. Senão, continuaremos com o blá, blá, blá do costume e para o ano não se passa nada porque já ardeu tudo, mas daqui a cinco ou seis anos teremos eucaliptais verdinhos a arder de novo!

    (e, já agora, por ultimo mas não menos importante, já tinha saudades :) )

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C.N. Gil na Galiza morreram 4 pessoas vitimas dos incêndios e foram aos milhares as pessoas que saíram às ruas indignadas a exigiram mudanças nas politicas florestais.
      Cá morrem mais de 90 pessoas e não vejo a sociedade civil tomar nenhuma atitude!Por isso a culpa é de todos nós se não fizermos alguma coisa que é exigir as mudanças necessárias!

      (para além de não ter tido grande disponibilidade de andar por aqui a "ferramenta de acesso" está a necessitar de reforma, mas como os euritos não abundam cá para este lado a reforma tem sido adiada e a ferramenta umas vezes trabalha e outras manda-me dar uma volta!)
      Bjs :)

      Eliminar
  2. Só não compreendo, como é que se deixam ir, sem quaisquer outras medidas... pessoas apanhadas em flagrante a provocar incêndios... malucos ou não... era pena máxima, logo...
    A coisa deveria começar por uma alteração da penalização, para quem é apanhado a fazer tal! Sendo que muitos serão reincidentes! E isto é inconcebível!
    Nem tenho palavras, para expressar a revolta que sinto, por estes dias, com todas estas situações, a que temos assistido...
    Muito bom, tê-la de volta, de qualquer das formas...
    Beijinho
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Freire,
      enquanto a sociedade civil não se mobilizar a exigir as mudanças urgentes e necessárias para o ano estamos aqui a falar do mesmo!

      Como disse ali em cima ao Gil a falta de disponibilidade e as avarias constantes do meu PC não me têm deixado andar por aqui, mas vou tentar vir sempre que puder e o pc deixar :)
      Beijinho :)

      Eliminar