quarta-feira, 14 de junho de 2017

Julgava eu …


…que Portugal, apesar de ser um país da UE, estava ainda longe dos países do 1º mundo como Alemanha, França, Reino Unido etc!

Londres é uma das capitais do chamado 1º mundo.

Na década de 90 assisti a um incêndio, numa torre de 15 andares de habitação social, com 6 apartamentos por piso. O incêndio, ocorreu num apartamento de 5 assoalhadas que se situava no 4º andar. Nesse edifício, o piso destes apartamentos, eram todos revestidos a  alcatifa, matéria altamente inflamável. As chamas brotavam de todas as janelas derretendo o alumínio das mesmas e tudo o que estava naquele apartamento virou cinza. Os andares de cima e os do mesmo piso apenas sofreram as consequências do excesso de fumo mas nada mais ardeu!

Tenho familiares que continuam a morar nessa mesma torre. Ainda hoje em conversa com um deles  me dizia , que as inspecções por parte das entidades competentes são periódicas principalmente ao gás que é canalizado e que todos naquele edifício, apesar de já ter 30 anos, se sentem seguros.

Também todos se devem lembrar, de há uns anos atrás, daquela explosão num dos apartamentos numa torre em Setúbal, que dada a violência da explosão alguns apartamentos ficaram danificados….mas a torre continuou de pé e a maioria dos habitantes com os seu haveres intactos!

Fico incrédula, como é que numa capital europeia como Londres, que numa Torre de 27 andares, que por si só já devem ser redobradas as inspecções aos níveis de segurança, tenham sido efectuadas obras de remodelação sem que tenham sido inspeccionadas! E mesmo havendo queixas e receios por parte dos moradores quanto à segurança do edifício, até as autoridades competentes se marimbaram para o assunto! 



Afinal , apesar dos pesares, Portugal  é que é um  país de 1º mundo e o resto é apenas paisagem!


2 comentários:

  1. Aquelas torres são uma das muitas amostras da forma quase miserável como se vive.
    Se isto é em plena capital, imaginemos como será na periferia.
    Em Leicester, por exemplo, as 'habitações' destinadas a quem trabalha nas diversas fábricas da cidade, são confrangedoras.
    Muitos portugueses se queixam das condições razoáveis ao seu alcance no seu país mas, em boa verdade, os que emigram nem se atrevem a dizer mal do que lhes 'oferecem'.

    Beijo, BM. Bom fim de semana.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Quando fiz esta publicação ainda estava longe de imaginar a dimensão desta tragédia!
      Ontem ouvi um jornalista da sky News dizer, que a empresa que fez as obras de remodelação optou por utilizar materiais mais baratos e altamente inflamáveis, o que se veio a comprovar. Quando vimos as imagens daquela torre a arder parece que está revistada a papel, tal foi a rapidez com que o fogo se propagou pelos andares acima! A torre não tinha nem alarmes de incêndio nem extintores – algo impensável em Portugal onde a legislação é bem explícita ao contrário da Inglesa que, pelo que percebi, não obriga ao uso deste equipamentos e o resultado foi o que se viu!

      Pois, parece que a Inglaterra (país que não que conheço) não dá boas condições de habitabilidade aos seus imigrantes e se não fossem os imigrantes possivelmente, o Reino Unido assim como outros países, não seriam as grandes economias que são, por isso deveriam repensar bem a forma como tratam os seus imigrantes!

      É aterrador só de imaginar aquele inferno!

      Bjs e bom fim de semana

      Eliminar