quarta-feira, 22 de abril de 2015

(In) admirável mundo novo!

Acabei há dias de ler o livro “Admirável Mundo Novo” de Aldous Huxley. Já tinha ouvido falar dele mas nunca me tinha disposto a lê-lo, até que há pouco tempo o  amigo aqui da blogosfera, C.N.Gil, fez referencia ao mesmo e despertou-me a curiosidade. 

O livro escrito em 1932 que descreve uma sociedade de pessoas pré-concebidas sem valores, religiosos, familiares ou morais, que vivem em perfeita harmonia com as regras que lhes são psicologicamente impostas logo a partir da concepção. Uma sociedade criada basicamente na reprodução artificial, dividida por classes geneticamente determinadas, criando-se assim uma sociedade regida pelo totalitarismo, materialismo e sobretudo feliz!

Não me vou debruçar sobre o livro, até porque já muito se disse sobre o mesmo e estaria, com certeza a repetir o que já foi dito, mas foi mais um dos livros que li, daqueles que me deixam a pinha a martelar…

Embora a maioria de nós ainda seja concebido pelo método vivíparo, chegamos, já, a este Admirável Mundo Novo, onde o artificial já nos domina em todos os quadrantes, principalmente nos valores éticos e morais entre outros, obviamente!

Somos diariamente bombardeados com imagens avassaladoras de milhares ou até mesmo milhões de pessoas que todos os dias fogem dos teatros de guerra para a qual em nada contribuíram…

…mas, o “soma” que já consumimos, seja através da alimentação que chega até nós geneticamente modificada; seja através do consumo excessivo de medicação (só em Portugal vendem-se 23 mil embalagens de antidepressivos por dia, já para não falar da restante e á escala mundial!); ou até mesmo, através do ar que respiramos; das ondas magnéticas que nos trespassam  24 horas/dia…e sem que tenhamos consciência, tudo isto está a torna-nos indiferentes a esta realidade! Este “soma” está a ser de tal maneira “perfeito” para quem nos domina que nós, só, nos mobilizamos, perante realidades destas se, os acontecimentos forem dentro de países dominadores! Os outros são os “selvagens do Admirável Mundo Novo” e não podemos interferir! Só que este “soma” ao contrário daquele que Aldous Huxley vaticinou  no seu Admirável Mundo Novo que não tinha efeitos colaterais,  os efeitos nesta nossa civilização são devastadores! 
O bloguer  elasticidade do tempo, questionava ontem se “aquilo que se está a passar no mediterrâneo é a falência da civilização” pelos vistos é! A história diz-nos que já passaram por este planeta várias civilizações e das quais pouco conhecemos! Mas uma coisa é certa, todas tiveram um fim e as causas a ciência ainda não conseguiu comprovar. 

Todavia, para esta nossa civilização, que também irá ter um fim e disso não temos qualquer dúvida, a causa está bem à frente dos nossos olhos – DINHEIRO E PODER – o resto? Bem o resto são meras manobras de diversão de quem quer controlar isto tudo independentemente das consequências que daí advenham!
BeijoMolhado 

1 comentário:

  1. É curioso o quanto duas obras distópicas se fundiram para criar uma realidade.

    Se pegares nas premissas de "1984" e de "Admirável mundo novo" e as fundires numa só, chegas ao mundo que temos hoje.

    Neste momento, apesar dos pesares, a civilização deixa de ser algo localizado, é antes um fenómeno cada vez mais global. Talvez por isso a luta de algumas correntes em manter a sua identidade, visto que rapidamente se caminha numa única direcção...

    ...mas é cada vez mais assustador o facto de haver cada vez mais pessoas "desconectadas" a nível humano, criando vidas semi-idílicas e recriando-se como gostariam de ser (por oposição ao que são na realidade do dia a dia) nos seus avatares das redes sociais...

    Há um personagem num filme, chamado "Estranhos prazeres" (o que é uma tradução magnifica do titulo original, "Strange days", diga-se, ao ponto de, quando o fui ver ao cinema, completamente ao calhas, ter ficado a pensar se não iria ver um filme marado qualquer...) que diz que tem a certeza que o mundo vai acabar no ano 2000 porque já se fez tudo! Todos os tipos de musica foram experimentados, todos os tipos de droga, todos os tipos de sexo... Já não há nada de realmente novo no mundo, nada de inovador, nada que cause mudanças de paradigmas, portanto o mundo precisa de um "reboot"...

    Bem, o ano 2000 já passou, mas, se calhar, o tipo até tinha razão...

    :)

    ResponderEliminar