quarta-feira, 10 de maio de 2017

Perguntas pertinentes e não só.


Se no festival da eurovisão participam países de 3 continentes (Europa, Ásia e Oceânia) porque não entram também países da África e da América?

Não faria mais sentido o festival chamar-se Mundovisão em vez de Eurovisão?

E porque os países que não têm a língua oficial inglesa, não são “obrigados” a participar na sua própria língua?

Sobre a eliminatória de ontem (que por acaso vi) tiro o chapéu a Portugal embora não faça parte dos fãs de “amar pelos dois”! Primeiro porque foi o único país (e nunca fugiu à regra) a cantar na sua própria língua! Acredito, que dos que lá estavam, não contando com os portugueses obviamente e dos espanhóis, não tenham percebido a letra da música cantada por Salvador, salvo se esta já tenha sido traduzida para outras línguas, mas vimos que enquanto Salvador cantava toda a sala se silenciou para ouvi-lo! Então qual é a necessidade de todos os outros 17 países cantarem em Inglês?!

Como já referi não sou fã da canção que representa Portugal, mas não é por isso que não deixo de a apoiar  e ficaria muito feliz que se concretizem todas as previsões que estão à volta da canção portuguesa!

Sábado é 13 de Maio, para nós portugueses uma data importante, a canção é interpretada pelo Salvador…e Portugal até está na moda!  Estão, por isso,  reunidas todas as condições para um pouco de futurologia representada na imagem deste post :) 


6 comentários:

  1. Só a nível de informação, a Bonnie Tyler (I need a hero... I'm holding out for a hero... Desculpa, distraí-me - cada vez que falo na bonnie Tyler aparece-me este Otoverme...) foi concorrente no ano passado ou há dois anos, em representação da Ingleterra. Mas ela e Americana, portanto já só falta mesmo África estar representada...
    ...e a Antartida, mas como não há lá ninguém...
    (por outro lado, o processo de selecção na Antartida seria muito simplificado... LOOOOOOOOOOOL)
    (Será que os pinguins compõem música?)

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Gil, que eu saiba a Bonnie Tyler não é Americana ma sim do País de Gales! Ainda assim fui confirmar (não fosse eu estar equivocada LOL) e a informação na Wikipédia sobre a senhora diz "Origem Skewen, Neath Port Talbot País de Gales- Reino Unido"
      Mas mesmo que fosse americana, representou a Inglaterra e não a América, por isso ainda estão de fora dois continentes...

      Quanto aos pinguins e tratando-se de aves possivelmente devem cantar, já se compõem musica isso nã-te-sê dizer :)

      Eliminar
  2. Beijo Molhado, talvez este pedaço responda, em parte, a questões que colocas: "O nome do concurso deriva da palavra Eurovision que é a primeira palavra da cadeia de televisões europeia: a European Broadcasting Union (EBU) (União Europeia de Radiodifusão em português). Esta união pode conseguir uma audiência de aproximadamente 1/6 da população mundial. Qualquer membro da EBU pode participar no concurso, mesmo que não seja um país europeu. Isto inclui países africanos e asiáticos tais como Austrália, Israel e Marrocos, que já participaram no concurso. O Líbano tentou participar em 2005, mas pelas leis locais teria de cortar a transmissão da
    participação israelense/israelita."

    Mais aqui: https://pt.wikipedia.org/wiki/Festival_Eurovis%C3%A3o_da_Can%C3%A7%C3%A3o

    Já vi ao vivo uma belíssima participação do Salvador no EDP Cool Jazz, que já tive oportunidade de relatar.
    Talvez por isso, sinta uma certa pena por ter levado esta canção, cujas características gerais não aprecio, assim como não morro de amores pela interpretação.

    Por isso, para mim, Portugal estar nesta posição é bom, se conseguir vencer também é bom, mas essa satisfação tem apenas que ver com o facto de ser portuguesa.

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Obrigada Isabel :)
      Qualquer palavra que tenha "euro..." remete-nos logo para a Europa, daí achar (e não só eu) estranho a participação da Austrália, mas pelo que entendi é um país convidado e assim sendo poderiam também convidar algum país da América e da África isentos de conflito!

      Quanto ao Salvador só o conheço depois de ter ganho o festival da RTP (que não vi) e da canção, sinceramente não sou fã, mas fiquei dele, ao ver que está a utilizar o mediatismo que está a ter em prol de causas humanitárias e por esse facto ficarei, ainda mais feliz, se ele ganhar o Festival da Eurovisão!
      :)

      Eliminar
  3. Faço minhas as tuas palavras, BM!
    E se o Salvador ganhar... será considerado mais um milagre de Fátima, certamente!...
    Também não sou grande fã da música concorrente... não consigo apreciar o timbre do moço... nem o da irmã... mas realmente é uma música tão diferente do habitual... que parece que está a cativar toda a gente no estrangeiro...
    Parece uma melodia dos anos 20 do século passado... penso o mesmo da sonoridade das músicas da irmã... reconheço o seu valor... mas não consigo apreciá-las devidamente... defeito meu, certamente!
    Bjs! Bom fim de semana!
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Ana Freire, até que os meus gostos musicais são bastante eclécticos e já vi vídeos fantásticos deste "amar pelos dois" mas tornar-me fã da musica tá difícil!
      Mas amanhã estarei a torcer pelo Salvador disso não tenho duvida :)
      Bjs e bom fim de semana para ti tb

      Eliminar