quarta-feira, 5 de outubro de 2016

ONU...

...Organização intergovernamental, criada no final da 2ª Guerra Mundial, para promover a cooperação internacional com o objectivo de impedir conflitos entre os povos.

Ao olharmos para o mundo destes últimos 70 anos, o papel desta Organização tem falhado em larga escala no seu principal objectivo - impedir os conflitos entre os povos- que de tão enraizado que está na essência do ser humano, estes só acabam, quando o mesmo deixar de existir! Ainda assim, não deixa de ser uma Organização de grande importância para o mundo!

No panorama actual, se esta Organização estiver direccionada para o objectivo para a qual foi criada, só alguém que tenha andado no terreno e visto com os próprios olhos as consequências nefastas dos conflitos, poderá fazer um bom trabalho à frente desta Organização. Independentemente de ser ou não português, António Guterres, é quem está melhor preparado para ocupar este cargo!

Estou contente, que tenha prevalecido o bom senso dentro das Nações Unidas na hora das votações (embora tenham havido muitos que tudo fizeram para que não o houvesse) e tenham percebido que, por mérito este Homem merece estar à frente desta Organização que, acredito, virá a fazer um bom trabalho!


7 comentários:

  1. De grande importância para o mundo?

    Duvido! Enquanto houver poderes de veto e conselhos como o G8 e o G20, aquilo só serve para legitimar a vontade de uns poucos, que nem sempre é justa e correcta!

    Até hoje, que eu saiba, a ONU não condenou publicamente a invasão do Iraque sob falsos propósitos, apesar dos relatórios independentes internacionais que o apontam.
    E, apesar de tantas resolução juridicas que obrigam Israel a voltar às suas fronteiras, nada foi feito para desocupar os territórios ocupados...

    Então, para que serve a ONU afinal? Para tapar os olhos a quem?

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sim, de grande importância para o mundo!
      Mesmo estando muito aquém do objectivo para a qual foi criada, não esqueças, que existem milhões de pessoas em todo o mundo, que dependem desta Organização! A UNICEF é um dos exemplos!

      E desejo, muito, que António Guterres faça a diferença dentro desta Organização, uma vez que ele é um bom conhecedor das realidades das populações que dependem dela!
      :)

      Eliminar
    2. Há organizações que pertencem à ONU e que têm feito um excelente trabalho!
      Como a UNICEF

      Há outras, que nem por isso...

      Mas essas organizações podem existir independentemente da ONU!

      Agora a ONU em si é um falhanço total e continuará a ser enquanto houver paises com direito de voto.
      É a história do "somos todos iguais... mas uns são mais iguais que outros!"
      Porque é que os EUA, a Rússia, a China, a França e o Reino Unido têm o direito de dizer aos outros o que não pode ser feito? Isto mina completamente a organização e faz com que ela não sirva para nada...

      ...infelizmente!

      :)

      Eliminar
  2. Se Guterres for capaz (ou se o deixarem) fazer algo que modifique a forma de ser da ONU, será uma vitória histórica.
    Mas ... quem é que consegue fazer com que os '5 magníficos' deixem de ter poder de veto?

    Beijo

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Olha, para já gostei da "humilhação" que deu a uma "magnifica Alemanha" :D ...

      ...e desejo que saiba "bater o pé" aos "5 magníficos"!

      :)

      Eliminar
  3. Um tremendo orgulho para Portugal, ter alguém com mérito e isenção... que vai trabalhar para uma instituição... bem mais útil para o mundo... do que a Goldman Sachs, por exemplo...
    Estava a contar com Guterres para uma futura Presidência da Républica... mas sendo assim... se não o for... será por uma boa causa...
    Bjs
    Ana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. É um orgulho, sim! Mas como disse no texto, independentemente de ser ou não português, é a pessoa indicada para estar à frente desta Organização no panorama actual! Só espero que as "barreiras" que lhe vão ser colocadas pela frente sejam possíveis de ser ultrapassadas por ele!
      Bjs :)

      Eliminar