sexta-feira, 5 de junho de 2015

Será...

...que é assim?

RESPONSABILIDADE

Tu não és responsável por ninguém. Não há nada deste mundo que te obrigue a sair do teu centro. Não há nada neste mundo que te obrigue a colocar os outros em primeiro lugar. Sabes porque é que há tanta gente que pura e simplesmente não consegue meditar?

Porque quando fecham os olhos e olham para o seu peito, lá dentro, estão tantas outras pessoas, tantas outras obrigações, aquele peito pesa tanto… As pessoas acabam por ficar angustiadas e param de meditar.

O que elas deveriam fazer era retirar toda essa carga de responsabilidade do seu peito. Compreender que não são responsáveis por ninguém. Cada um vem cá abaixo cumprir o seu desígnio, e se outro toma a frente, essa pessoa é impedida de limpar o seu karma.

Quem se responsabiliza pelos outros ou sente culpa por não tratar deles, é porque não se apercebe do mal que lhes está a fazer. Está a retirar-lhes a responsabilidade de limparem o seu próprio karma. Está a retirar-lhes a responsabilidade do livre-arbítrio. Está a retirar-lhes a iniciativa. Está a retirar-lhes a essência. E, em última análise, está a retirar-lhes a luz.

E ao se responsabilizar por outra pessoa está a fugir de si próprio, está a fugir da sua essência. E, em última análise, está a fugir da sua própria luz. Percebes, agora?
Jesus
in - Livro da Luz

2 comentários:

  1. Pois...

    É verdade que não somos responsáveis pelo que os outros fazem. Cada um é responsável por si! Mais, não podes, por mais que o desejes, ajudar alguém que não queira ser ajudado...
    Estar disponível para os outros não passa por ser responsável pelos seus actos. Podemos ajudar os outros a assumir a sua responsabilidade, mas não podemos forçar. E a não ser que o individuo tome a sua responsabilidade e a admita, dificilmente poderemos ajudar essa pessoa.
    Disponibilidade para e responsabilidade por são duas coisas completamente diferentes!

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C.N.Gil,

      tens razão!

      E com isso “esquecemos-nos” sempre, da “disponibilidade” e “responsabilidade” para com nós mesmos!

      Eliminar