quarta-feira, 26 de outubro de 2016

Reflexão e não só...

...para o mundo que passa por aqui!


Hoje, quando cheguei a casa, liguei a televisão como faço todos os dias. Não que me sente logo em frente do ecrã, apenas porque gosto de ouvir vozes ou musica no meio dos meus afazeres. Mas hoje foi diferente, ao liga-la estava na SIC no programa Grande Tarde e ainda com o comando na mão para mudar de canal, parei e sentei-me frente ao ecrã para ouvir o que restava da  entrevista feita a Angélica Lima, uma voluntária que tem dedicado o seu tempo a dar AMOR ao próximo, no campo de refugiados de Zaatari na Jordânia, onde relata o inferno na terra!

À medida que iam passando algumas fotos de rostos tiradas por ela (poucas, pois diz que as fotos que tirava eram controladas pelos militares dos campos porque não deixam passar as imagens reais do que por lá se vive) ia contando a história de cada uma delas. 

Chocou-me, de ver a imagem do rosto de  uma criança de 3 anos órfã, entregue a si própria, sem que ninguém olhe por ela e segundo a Angélica, como esta são milhares! 

Chocou-me, a história que contou da mulher de 89 anos, mãe de 5 filhos, 3 deles levados pelo estado islâmico e os outros dois que se recusaram a ir, foram decapitados e durante dias andaram a jogar futebol com as cabeças deles pelas ruas da aldeia onde viviam! As noras levadas e vendidas sem saber onde foram parar e se estão vivas! A esta mulher de 89 anos a quem já lhe tinham tirado tudo e como se ainda não bastasse um dia entraram-lhe pela casa dentro violaram-na quase até à morte…e mesmo assim ainda consegue fazer centenas de kilometros até chegar ao campo de refugiados onde teve de amputar os pés devido às feridas infectadas de tanto andar para fugir a uma guerra sem sentido!!

Diz, que só a classe média alta Síria, consegue pagar os 50 mil dólares, para fugirem de lá rumo à promessa feita pelos traficantes, de casa e emprego na europa. E são muitos os que metem só os filhos nos barcos porque o dinheiro  não chega para pagarem a viajem à família toda! Todos os outros ficam à mercê da guerra, sem casa, sem roupa e principalmente sem comida!

Hoje, enquanto jantava, rompi num pranto de lágrimas ao olhar para o meu prato e sentir esta “culpa” enorme de ter à minha frente um prato cheio de comida...

Sinto-me impotente deste lado do mundo e como a maioria diz, não me cabe a mim acabar com o flagelo da guerra...mas se nada fizer, por pouco que seja, esta “culpa” irá ser a companheira dos meus dias e noites…

...e amanhã podemos ser nós a viver este inferno!

“Quando me perguntam o motivo pelo qual eu estou a sofrer tanto por esta causa, quando se admiram porque quero ajudar, apenas posso dizer, estas pessoas não são apenas números de uma estatística, são seres humanos, como eu! E não, não vou virar o rosto para o Lado e fazer de conta que não é nada comigo. Al Zaatari, mostrou-me qual o significado da vida, respondeu-me a uma pergunta minha-- "o que eu estou aqui a fazer? qual o significado da minha vida?"

Este é o meu sonho, a minha vida. Que um dia a minha ajuda não seja necessária, mas até lá, farei os impossíveis, para que não seja eu apenas a sorrir. Al Zaatari ensinou-me a sonhar, e a ter esperança, Al Zaatari mostrou-me quem eu sou.”

(Angélica Lima)





6 comentários:

  1. Religião, politica e economia, todos juntos, só dão nisto!

    Quando o lucro é mais importante que as pessoas, dá nisto!

    Um dia pode ser que o ser humano ganhe consciência...
    ...mas por enquanto apenas os Homo Ganaciosus parecer levar a melhor!

    :(

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C.N.Gil,
      o ser humano só ganhará consciência quando deixar de dar poder a esses Homo Ganaciosus!
      Até lá sobram, apenas e só, aqueles em que a consciência lhes dita que o verdadeiro sentido da vida é o amor pelo próximo!

      Beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
  2. Por acaso mas vi.
    O ser humano é tramado. Será, porventura, o pior animal no planeta.

    Há um enorme défice de pessoas como Angélica Lima. E é pena.

    Beijinho

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Observador,
      não terá siso por acaso que à nascença lhe deram o nome de Angélica, que significa "pura como um Anjo" e ela é de facto um ANJO!
      Não tenho os meios e a bem dizer a coragem dela... mas é através dela que a minha "gota de amor" vai chegar àquela gente!

      Beijinho e bom fim de semana

      Eliminar
  3. Fica um sentimento de impotência muito grande... não é uma culpa individual, mas colectiva sem dúvida

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. conta corrente,
      não podemos combater o sentimento de impotência...mas podemos amenizá-lo enviando para lá a nossa "gota de amor"... e muitas gotas enchem rios e oceanos :)

      Beijinho e bom fim de semana

      Eliminar