segunda-feira, 15 de agosto de 2016

Depois de ler...

... isto no blog do Aventar veio-me à mente esta pergunta:

O que se ensina hoje nas escolas?

Quando fiz a minha escola primária década de 70, lá onde judas perdeu as botas, tínhamos de material escolar apenas 1 livro em cada ano que englobava todas as disciplinas, uma tabuada e apenas dois cadernos que tinham de durar o ano todo, meia dúzia de lápis de cor e pouco mais ! Mas tínhamos uma coisa que os de hoje não têm apesar de todas a tecnologias que o mundo lhes oferece, o "tablet" mais potente de que há memória, a celebre pedra lousa onde tudo era feito que depois era guardado, na mais poderosa pen (nosso cérebro)!

As nossas visitas de estudo começavam logo pela altura do S. Martinho, íamos para os montes onde haviam pinheiros e castanheiros que depois de uma aula sobre estas árvores e de tudo o que elas produzem apanhávamos castanhas que assávamos numa enorme fogueira feita com lenha, também apanhada por nós e pela professora que nos acompanhava, sem que a floresta que estava mesmo ali ao lado se incendiasse! Todas as semanas tínhamos um dia de "visita de estudo", o jardim que envolvia a escola era cuidado pelos alunos e quando chegava a primavera lá íamos nós cavar os canteiros, estrumá-los, semear os amor-prefeitos, as margaridas e plantar uma quantidade de outras flores que davam cor e alegria à escola. 

Quando chegava ao fim o ensino obrigatório, na altura 4ª classe, os que não continuaram a estudar estavam preparados para a vida laboral e era no cultivo de terras que encontravam o seu primeiro trabalho, os que continuaram os estudos vinham nas férias que eram passadas  a trabalhar na terra por vontade dos pais.
Nessa época a relação com a natureza e o meio ambiente fazia parte tanto do nosso percurso escolar como da  educação que recebíamos em casa!

Crescemos  e vimos o mundo mudar a uma velocidade estonteante! E esta minha geração quando se tornaram pais disseram aos filhos – vós, ides ter tudo aquilo que nós não tivemos custe o que custar! E foi com esse "custe o custar" que chegamos aos dias de hoje em que mais de cinquenta mil jovens não estudam e nem trabalham e outros tantos ou mais ainda, com licenciaturas de que nada lhes servem!

Em consequência desertificou-se o interior do país porque “a vida melhor que os pais quiseram dar aos filhos” fez, com que estes se desinteressassem por tudo o que a terra dá e por mais tecnologias e cursos universitário que estes tenham, se não houver quem cultive as nossas terras o desemprego para os licenciados será uma realidade permanente!


Hoje, vejo os miúdos carregados com pesadas mochilas de material exigido pelas escolas; pais que rebentam com os orçamentos para pagar manuais e mais manuais, cursos universitários e no entanto, o que mais vejo esta juventude de hoje se interessar é em festivais, smartphones , playstation, pokemons go, viagens de finalistas, (que hoje já se fazem a partir do ensino básico, que apesar de ser mais uma despesa para os já tão parcos orçamentos dos pais, mesmo assim, estes acham muita piada o seu filhinho de 7, 8 anos ter uma viagem destas)! Vejo universitários, o ano inteiro em praxes a cair de bêbedos em vez de estarem nas salas de aula pagas a peso de ouro, para não falar nas saídas à noite e no consumo excessivo de álcool! 

Não tenho filhos, por isso desconheço o que hoje se ensina nas escolas e em casa também! Mas não me parece que estas duas grandes "instituições" que estão na base do ser humano, estejam a fazer um bom trabalho e é urgente que o façam para o bem de todos nós e das gerações vindouras!




8 comentários:

  1. Com o que aprendi, na altura, e se me candidatasse a um curso qualquer, corria o risco de sair de lá com o mestrado.
    Boa semana

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Observador,
      com mestrado e doutoramento!
      Boa semana que amanhã começa e parece que vem acompanhada do Outono :)

      Eliminar
  2. Porque no fundo concordo com o teu último parágrafo (e com o resto também), vou apenas deixar-te umas frases que me lembrei enquanto lia este teu texto e que te deixo só para “baralhar” (ou talvez não).

    A minha professora de Português do secundário dizia: “ter um filho nos dias de hoje é um acto de egoísmo”

    Um professor de economia da faculdade disse uma vez numa aula: “o principal objectivo de um curso superior não é aprender mas mostrar à sociedade que temos capacidade de sofrer para alcançar algo”


    Beijinhos,
    FATifer

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. FATifer,
      os teus professores estavam carregados de razão!
      Bjs e boa semana :)

      Eliminar
  3. Respostas
    1. alfacinha,
      aprender até morrer, não é mesmo?
      Obrigada pela visita :)

      Eliminar
  4. Pois, não deixa de ser estranho...

    Eu cresci no campo, embora não muito longe de Lisboa, e ainda tive aulas numa escola velha (tanto que não tinha condições de segurança e por isso as aulas eram dadas em pré-fabricados) com instrução à moda antiga...
    ...e, hoje em dia, ao acompanhar os programas do ensino básico fico aparvalhado!
    E ao acompanhar os livros também, que são pagos a peso de ouro e ainda assim vêm escritos em linguagens por vezes incompreensíveis e pejados de erros!
    Eu, que acho que até entendo Português razoavelmente, se olho para um problema e não entendo o que é pedido, pergunto-me como é que os miúdos resolvem aquilo...

    :)

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. C.N.Gil,
      por isso e que coloco a questão no inicio de texto - o que se ensina hoje nas escolas?
      Mas devem ensinar alguma coisa,porque são cada vez mais o numero de alunos a frequentarem o ensino superior!
      :)

      Eliminar